*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Sem Escala.
Sentar à mesa de bar para o happy hour já não é mais tão simples. Em todo o Brasil e especialmente em BH – a capital brasileira dos bares – a cerveja sempre foi um elemento social e agora está adentrando o território das mídias sociais, levando a interação para um outro espaço, virtual.
Claro que existe toda uma discussão sobre o uso de plataformas digitais enquanto o momento é “de fazer o social”. Há quem diga que é falta de educação pura e simples, os que acham que foge do propósito de interagir e os que usam as ferramentas para aumentar a experiência social.
Normalmente, os mais velhos entendem que não faz sentido estar entre amigos enquanto troca-se mensagens sem parar. Os mais novos dizem que uma coisa não impede a outra e a discussão não vai acabar. É geracional. É como pedir para a sua avó fazer check-in no Foursquare quando ela for à manicure e, depois, que ela tire uma foto com o esmalte da semana para postar no Instagram. Não vai acontecer.
No entanto, percebendo que os momentos de sociabilidade e as interações estão se alterando, as marcas reagiram e os exemplos mais bacanas estão ligados ao mercado de cerveja. Essas marcas sempre têm destaque em experiências publicitárias e, nesse caso, a história não é diferente.
Ainda fora do Brasil, a marca belga Stella Artois lançou, há poucos anos, um app de realidade aumentada para o iPhone. Esse tipo de tecnologia ainda causava grande impacto e acabou chamando muita atenção. Usando de serviços de localização e outros recursos, o aplicativo permitia que o usuário encontrasse os bares mais próximos que ofereciam a cerveja, criava rotas para chegar até lá e também disponibilizava a opção de chamar um táxi.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sTERI1s-UyA]
No Brasil, a Skol recentemente lançou, em Curitiba, um app que localiza o bar mais próximo servindo a cerveja da marca com o menor preço. Depois de alguns testes, a marca já tem planos para disponibilizar o serviço em grandes cidades do Sul e Sudeste. O passo além que a marca deu foi permitir que os usuários criem eventos no Facebook, para marcar o encontro no bar com os amigos.
Em uma vertente um pouco diferente, a Heineken, conhecida também por sua comunicação pra lá de bem feita, também tenta mudar a forma como o consumo de cerveja se dá. Na semana passada, anunciou o teste de garrafas com LEDs, que com conexão wifi, sensores e acelerômetros, se iluminam e podem ser distribuídas em shows e raves. Ou simplesmente trazer mais luz para um brinde com os amigos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vlnjXlm2sm0]
Enquanto a garrafa da Heineken está em teste, a Budweiser já quer distribuir, em eventos patrocinados, um copo integrado ao Facebook. Com um pequeno chip, depois de brindar, os usuários se tornam, automaticamente, amigos no Facebook.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YD2akgwvpRM]
Se você é dos mais conservadores, pode ir contra a corrente e brincar com os mais diversos jogos criados pela nossa incrível sabedoria popular contra o celular na mesa de bar. Um que recomendo é o de juntar todos os celulares da mesa em uma pilha no centro. A punição para quem pegar o próprio aparelho é pesada: aquela pessoa paga a conta da mesa inteira.
Seja para criar novas formas de interação ou eliminar a tecnologia móvel da mesa de bar, o celular mudou a forma como as pessoas se comportam. Agora, meu amigo, resta tomar cuidado com quem você anda brindando por aí… vai saber. 😉
análise aécio neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Check out older posts:
Register to receive our blog posts