O seu smartphone pode fazê-lo ganhar dinheiro. Três aplicativos para smartphones recentemente lançados nos EUA estão permitindo que o proprietário de um veículo faça dinheiro com o seu carro e ainda economize.
Existe um aplicativo que funciona como uma rede social de aluguel de veículos. Trata-se do Getaround. O proprietário do veículo cadastra o seu perfil nesse aplicativo indicando o tipo de carro que possui, horários e dias da semana em que pode disponibilizá-lo para aluguel, bem como o preço que cobrará por período ou hora de locação. As pessoas que não possuem veículos também se cadastram, e o encontro de oportunidades ocorre por meio da avaliação de perfis e da localização do veículo. O Getaround permite que o proprietário do veículo avalie a “qualidade” do motorista locador e decida se irá ou não entregar o seu carro ao desconhecido. Com isso, o locador aufere algum dinheiro e ainda não paga para que o seu carro fique parado em um estacionamento enquanto ele está trabalhando em seu escritório.
Outro aplicativo existente é o Sidecar, o qual mantém o dono do carro como o piloto. É quase como alugar um carro com motorista, seja para ir às compras, seja para um longo passeio ou pequena viagem. Nesse caso, o que deve coincidir são as rotas. Digamos que o proprietário do carro irá visitar uma cidade vizinha na próxima segunda-feira. Ele cadastra esse seu plano de deslocamento e oferece um assento em seu veículo a um preço módico. Caso os demais cadastrados se interessem pela rota, existe a possibilidade de alugarem o assento ao lado do condutor. Toda a transação é feita por meio do aplicativo Sidecar. Desse modo, menos carros transitam pelas ruas, menos poluição é gerada, e o proprietário do veículo alcança boa economia, já que o passageiro lhe paga uma determinada quantia pelo transporte.
O terceiro aplicativo que está ganhando espaço é similar ao que no Brasil vem sendo chamado de “carona amiga”. Trata-se do Lyft. Nele, condutores e passageiros cadastrados se encontram quando possuem uma rota similar. O passageiro utiliza o aplicativo para verificar qual é o carro cadastrado que está mais próximo de sua localização e envia-lhe um pedido de carona. Normalmente o serviço é mais rápido e bem mais barato que o de um táxi, e novamente saem ganhando o meio ambiente, a cidade e também o passageiro e o condutor.
Essas novidades são facilitadas pela disponibilidade da tecnologia associada à rede 3G, mas muito e principalmente pela iniciativa cidadã que prevê o ganha-ganha. No Brasil, com tanta violência e com baixa valorização da cidadania, acho difícil que tais aplicativos vinguem. Porém, sem dúvida, seria uma ótima pedida para as nossas grandes cidades com trânsito caótico e transporte público ineficiente.
Margarete Schmidt, sócia da Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião e gestora dos projetos qualitativos da empresa, é autora desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.
análise aécio neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Check out older posts:
Register to receive our blog posts