Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

CARRO E TELEFONE: CIDADANIA, ECONOMIA E BAIXA POLUIÇÃO

22-07-2013
Postado por Margarete Schmidt em Comportamento

O seu smartphone pode fazê-lo ganhar dinheiro. Três aplicativos para smartphones recentemente lançados nos EUA estão permitindo que o proprietário de um veículo faça dinheiro com o seu carro e ainda economize.

Existe um aplicativo que funciona como uma rede social de aluguel de veículos. Trata-se do Getaround. O proprietário do veículo cadastra o seu perfil nesse aplicativo indicando o tipo de carro que possui, horários e dias da semana em que pode disponibilizá-lo para aluguel, bem como o preço que cobrará por período ou hora de locação. As pessoas que não possuem veículos também se cadastram, e o encontro de oportunidades ocorre por meio da avaliação de perfis e da localização do veículo. O Getaround permite que o proprietário do veículo avalie a “qualidade” do motorista locador e decida se irá ou não entregar o seu carro ao desconhecido. Com isso, o locador aufere algum dinheiro e ainda não paga para que o seu carro fique parado em um estacionamento enquanto ele está trabalhando em seu escritório.

Outro aplicativo existente é o Sidecar, o qual mantém o dono do carro como o piloto. É quase como alugar um carro com motorista, seja para ir às compras, seja para um longo passeio ou pequena viagem. Nesse caso, o que deve coincidir são as rotas. Digamos que o proprietário do carro irá visitar uma cidade vizinha na próxima segunda-feira. Ele cadastra esse seu plano de deslocamento e oferece um assento em seu veículo a um preço módico. Caso os demais cadastrados se interessem pela rota, existe a possibilidade de alugarem o assento ao lado do condutor. Toda a transação é feita por meio do aplicativo Sidecar. Desse modo, menos carros transitam pelas ruas, menos poluição é gerada, e o proprietário do veículo alcança boa economia, já que o passageiro lhe paga uma determinada quantia pelo transporte.

O terceiro aplicativo que está ganhando espaço é similar ao que no Brasil vem sendo chamado de “carona amiga”. Trata-se do Lyft. Nele, condutores e passageiros cadastrados se encontram quando possuem uma rota similar. O passageiro utiliza o aplicativo para verificar qual é o carro cadastrado que está mais próximo de sua localização e envia-lhe um pedido de carona. Normalmente o serviço é mais rápido e bem mais barato que o de um táxi, e novamente saem ganhando o meio ambiente, a cidade e também o passageiro e o condutor.

Essas novidades são facilitadas pela disponibilidade da tecnologia associada à rede 3G, mas muito e principalmente pela iniciativa cidadã que prevê o ganha-ganha. No Brasil, com tanta violência e com baixa valorização da cidadania, acho difícil que tais aplicativos vinguem. Porém, sem dúvida, seria uma ótima pedida para as nossas grandes cidades com trânsito caótico e transporte público ineficiente.

Margarete Schmidt, sócia da Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião e gestora dos projetos qualitativos da empresa, é autora desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog