O cerco ao Presidente da Câmara vai apertando. O PSOL e a Rede Sustentabilidade protocolaram no dia 13, no Conselho de Ética da Câmara uma representação contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. Foram 46 parlamentares, sendo 32 do PT. Na semana passada foi divulgada uma nota pedindo o afastamento de Cunha, assinada pelos seguintes partidos: PSDB, DEM, PPS, PSB e SD. “Uma nota para satisfazer as bases eleitorais”.
Cunha reage: “Se eu derrubo Dilma agora, no dia seguinte, vocês me derrubam”. Hoje ele pode contar com o PMDB e parte do PT, caso o acordo com o Palácio do Planalto for de fato fechado.
Com a decisão – mesmo que preliminar – do STF de que cabe ao presidente da Câmara aceitar ou rejeitar um pedido de impedimento, a manobra de parte da oposição (PSDB, DEM, PPS, PSB e SD) cai por terra. A leitura do cenário por parte de Cunha e do governo faz todo o sentido; se aceitar o pedido de impedimento da Presidente, no dia seguinte cairá – não terá mais a menor utilidade para a oposição.
Fica aberta a janela de negociação com o governo. Será uma semana de intensa movimentação em torno do que é possível negociar e depois de fato entregar. É bom lembrar que as denúncias contra Eduardo Cunha têm origem em fatos ligados à corrupção na Petrobras, dentro do governo petista, ou seja, ambos têm experiência de juntos negociar. No entanto, dado as correlações de força hoje existentes, tanto para o governo quanto para o Presidente da Câmara, vai ser muito difícil ter algo concreto em torno do qual se possa negociar, será mais difícil ainda entregar o que foi negociado.
análise aécio neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Check out older posts:
Register to receive our blog posts