Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

O PERFIL DE CONSUMO DA CLASSE C

03-02-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O consumidor da classe C se vê como controlado e consciente em relação às compras, gastos e taxas de juros, segundo uma pesquisa inédita divulgada na última semana pela Boa Vista SCPC em parceria com o programa Finanças Práticas. O levantamento eletrônico realizado com mil consumidores em todo o Brasil buscou mapear a classe C em seus hábitos de consumo e controle das finanças.

A pesquisa mostra que 85% dos consumidores da classe C entrevistados têm o costume de controlar o quanto ganham e gastam no mês. Dos consumidores que costumam controlar o orçamento, 79% avaliam o quanto do orçamento já está comprometido até o pagamento da última parcela antes de efetuarem uma nova dívida. 94% realizam pesquisa de preço antes de uma compra, e 72% levam em consideração se o valor da parcela caberá no orçamento.

Na autopercepção sobre os hábitos de consumo, 54% da classe C declaram-se equilibrados, 12% econômicos e 27% consumistas. As mulheres e os consumidores sem filhos são os que se declaram mais consumistas, com 35% e 29% das menções, respectivamente. Questionados sobre as taxas de juros cobradas nos parcelamentos, 58% dos respondentes da pesquisa afirmam ter conhecimento disso em cada compra, e 66% consideram mais importante a taxa de juros do que o valor da parcela (34%).

A pechincha, antes de comprar um produto ou bem, continua em alta: 80% possuem esse hábito. Compartilhar informações de gastos pessoais com familiares é importante para 86% dos pesquisados. Quando precisam parcelar alguma compra, 77% optam pelo menor número de parcelas, e quando não possuem dinheiro para aquisição à vista de um produto, 54% preferem efetuar a compra no mês seguinte.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts