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O CONSUMO DE VINHO PELOS BRASILEIROS

23-08-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

As primeiras videiras trazidas ao Brasil datam do período de colonização do país. A experiência começou na Região Sudeste, mas, devido às condições de solo e clima, não deu bons resultados. No entanto, o sul brasileiro é considerado pioneiro, pois teve a primeira carta-patente para produção da bebida no Brasil no século XIX. Até hoje o sul é um grande produtor brasileiro, e a principal região de cultivo das uvas é a serra gaúcha. Em 2015, foram produzidos 19,8 milhões de litros de vinho na região (dados do Instituto Brasileiro do Vinho).

Os brasileiros são grandes fãs da bebida: em 2015, importaram 77,3 milhões de litros de vinho. O Chile foi o país que mais vendeu a bebida ao Brasil: cerca de 36,9 milhões de litros (dados do Ibravin). Segundo um estudo promovido pelo Ibravin e Wine Intelligence, o preço e a qualidade do rótulo são igualmente influenciadores na decisão de compra do brasileiro: 50% dos consumidores se baseiam no preço e no contexto imediatista da compra, enquanto os outros 50% afirmam se basear na procedência de país ou região, sabor e custo-benefício. São também consumidores fiéis: 66% afirmam provar novos rótulos, mas voltam sempre à marca que consomem com maior frequência.

O vinho tinto é o preferido no país: 58% dos brasileiros afirmam preferi-lo. Somam 26% os que preferem vinhos de uvas brancas, e 16% escolhem os rosés. A faixa etária que mais compra a bebida é entre 35 e 44 anos, seguida pelas pessoas entre 45 e 54 anos. Os brasileiros com idade entre 55 e 69 anos estão na faixa etária que menos consome a bebida: representam 3%.

E você, o que prefere beber? Confira nosso texto sobre o consumo de cerveja pelos brasileiros.

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