Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

O CONSUMO DAS FAVELAS BRASILEIRAS

04-03-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Os moradores das favelas brasileiras estão mais endividados hoje do que há dois anos. Segundo pesquisa do instituto Data Favela, 35% das pessoas possuem dívidas atualmente. Em 2013, 27% tinham dívidas.

Segundo o estudo, o endividamento é mais alto entre as pessoas de 35 a 49 anos – 45% da população nessa faixa etária têm dividas. Por outro lado, a inadimplência permanece estável. Uma fatia de 22% tem conta atrasada há mais de 30 dias.

A pesquisa foi feita em fevereiro com 2 mil moradores, de 63 favelas, localizadas em nove regiões metropolitanas e também no Distrito Federal (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Brasília).

Segundo o Data Favela, os moradores também estão preocupados com a alta dos preços dos produtos e com a dificuldade para pagar as contas. A cada 10 moradores, 8 têm medo da inflação. Já para 53% está difícil pagas contas.

A pesquisa aponta que os moradores da favela respondem por uma renda anual de R$ 68,6 bilhões. Em 2013, essa população movimentou R$ 63,2 bilhões.

Apesar do maior endividamento, essa população consegue comprar hoje bens que anos atrás eram considerados inalcançáveis. Em 2013, 46% dos lares tinham TV de plasma, LED ou LCD. Hoje, 67% dos domicílios são equipados com esses aparelhos.

A pesquisa também aponta para o aumento da posse de máquina de lavar, de carros e motos em comparação. Hoje, 75% das casas têm máquina de lavar roupas. Em 2013 eram 69%.

A fatia de moradores com carro subiu de 20% pra 24% em dois anos, de 13% para 14% com motos.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts