Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

MAIS DE 2 MILHÕES DE CRIANÇAS ESTÃO FORA DA ESCOLA NO BRASIL

18-04-2016
Postado por admin em Innovare

A educação no Brasil é um dos temas mais debatidos na sociedade. Dados da Pesquisa Nacional por amostra de domicílios (Pnda) mostrou que 2,8 milhões de crianças e jovens brasileiros com idade entre 4 a 17 anos, estão fora da escola – o que representa um percentual de 6,2% dos estudantes dessa faixa etária. Em comparação a 2005, o cenário é positivo, pois, naquela época, apenas 89,5% frequentava a escola. Desde então houve uma melhora de 4,3%.

O estudo trouxe, também, dados levando em consideração o nível educacional das crianças. Na Educação Básica, que considera os matriculadas na pré-escola, a quantidade de estudantes regulares aumentou em 17 pontos percentuais. Em 2005 o número dos alunos era de 4,8 milhões (72,5%), já em 2014 subiu para 4,9 milhões (89,1%).

No Ensino Médio, o número de jovens fora da escola é um pouco maior. 17,4% dos adolescentes de 15 a 17 anos não vão à aula e esse índice sofreu um aumento de 2013 para 2014. Os principais fatores ligados ao abandono escolar, que já possui uma média de 7,6% no país, são: o desinteresse e a reprovação dos estudantes.

Neste ano, toda a rede de ensino do Brasil começou a cumprir as metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e a expectativa é de que as metas do PNE devam ser alcançadas até 2022. O plano possui um total e 20 metas, e entre os objetivos estão: alfabetizar toda criança até seus 8 anos de idade e ter todos os alunos de 4 a 17 anos na escola. Você pode conhecer todas elas no site do MEC.

Além disso, a cada cinco crianças brasileiras entre 4 e 5 anos, uma não consegue se matricular em escolas públicas. Descubra mais informações sobre a Educação Básica no Brasil em nosso infográfico exclusivo sobre o tema.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts