Black Friday é um termo criado pelo varejo norte-americano para o conjunto das vendas que acontecem todo ano após o Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010 e foi inteiramente on-line.
Dados do Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação (Cetic) apontam que, em 2013, o número de usuários da internet chegou a 51% dos cidadãos com mais de 10 anos no Brasil. Assim, como consequência direta do maior acesso à internet pelos brasileiros pela popularização de tablets e smartphones e do amadurecimento do consumo on-line, a Black Friday brasileira bateu seu primeiro recorde, faturando R$ 770 milhões.
Segundo dados do E-bit, em 2014 a Black Friday no Brasil cresceu ainda mais: arrecadou 51% a mais em relação a 2013, cerca de R$1,16 bilhão. Nos dois anos, a categoria de produtos que mais vendeu foi a de celulares e telefonia. Um fato curioso é que, dessas vendas, dezoito por cento dos consumidores aproveitaram a ocasião para fazer sua primeira compra on-line, demonstrando um crescimento na confiança nos processos de vendas on-line. Para a Black Friday brasileira deste ano, apesar da crise econômica pela qual o país está passando, a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) estima um faturamento 18% maior que o do ano passado: R$ 1,31 bilhão.
Quer saber mais sobre os brasileiros que compram on-line? Clique aqui e tenha mais informações.
análise aécio neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Check out older posts:
Register to receive our blog posts