Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

A CASA DO FUTURO

24-05-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

 Você provavelmente já quis – se gosta de tecnologia – controlar a sua casa à distância. Sair de manhã para comprar o pão e deixar o café se fazer por conta própria, ou voltar do trabalho e encontrar a banheira esperando com a água na temperatura ideal. São grandes vontades que acho que vários de nós temos.

Algumas possibilidades de automação de domicílios já são realidade com projetos que unem as novas tecnologias às noções de conforto e segurança que queremos em nossos lares. No entanto, muitas dessas iniciativas ainda não são acessíveis, uma vez que o mercado  engatinha e é considerado um tipo de luxo que é restrito a poucos.

Aos meros mortais, como eu, até semana passada só me restava sonhar com a tal casa do futuro, que me proporcionaria amplas possibilidades de interatividade. No entanto, o cenário mudou, e um lançamento da Sky vai nos deixar olhar pela fechadura dessa casa que antes tinha uns três seguranças barrando a entrada.

Partindo da percepção de que existem cada vez mais programas e canais sendo transmitidos e pessoas ficando cada vez menos tempo em frente às TVs, a Sky decidiu agir a partir do seu Twitter oficial – @skybrasil, que publica, todos os dias, destaques da programação – e criou a hashtag #SkyRec.

Como funciona o #SkyRec? Depois de se cadastrar no site do projeto, associando um número de assinatura a um usuário do Twitter, os assinantes da Sky podem dar retweet nos posts sobre a programação que carregarem a hashtag, e, automaticamente, o programa será gravado no aparelho receptor instalado na casa do usuário daquele perfil.

Entenda mais sobre a proposta:

A ação mostra que a Sky sabe bem o que está fazendo para tentar não perder assinantes em um momento no qual um serviço de TV por assinatura pode estar se tornando dispensável, considerando as inúmeras outras plataformas para conteúdo televisivo. O Twitter, além de ser utilizado de forma multitela – ou seja, uma tela dividindo a atenção com outras -, é uma ótima escolha de mídia social para realizar esse tipo de ação, pois é um meio no qual os usuários comentam muito sobre a programação da televisão.

Gravar um programa de televisão à distância, usando o Twitter, pode ser um primeiro passo para popularizar as propostas de automação. Fica aqui a torcida – de um menino que assistiu a muitos episódios dos Jetsons – pela multiplicação desse tipo de projeto.

*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts