Como você tem se alimentado? A consciência alimentar tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, ao mesmo tempo que a obesidade também tem crescido no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2014 51% dos brasileiros estavam acima do peso ̶ em 2011, essa porcentagem era de 48,5%. Desses 51%, a maior parte (54%) é do sexo masculino, e 60,8% têm entre 45 e 54 anos.
O brasileiro está, no entanto, menos carnívoro: segundo uma pesquisa da Proteste (Associação de Defesa do Consumidor), 8% dos entrevistados afirmaram ter comido menos proteína animal no último ano. Grande parte deles (89%) a substituiu pela proteína vegetal.
Estamos, também, cada vez mais atentos à qualidade e procedência dos alimentos: 65% afirmaram sempre ler os rótulos, e só 8% deles compram alimentos frescos (como legumes e verduras) desconsiderando sua forma e estado. Os outros 92% afirmam prezar pela ótima aparência dos alimentos. Em termos de procedência e processos de industrialização, os brasileiros também estão atentos: 94% dos entrevistados afirmaram que consumiriam mais produtos orgânicos, se estes estivessem disponíveis.
Os preços dos produtos orgânicos ainda não são tão competitivos porque a oferta de alimentos depende da sazonalidade de produção agrícola e processo de certificação. O Ministério da Agricultura tem trabalhado com a regulamentação nacional dos orgânicos desde 2011, mas esses esforços ainda não foram suficientes para uma queda significativa nos preços dos alimentos. Mesmo assim, em consequência dos novos hábitos alimentares dos brasileiros, esse mercado tem crescido bastante: entre 30 e 40% ao ano.
O nicho de mercado, mesmo sendo relativamente novo, apresenta grande potencial de crescimento: só em 2014, movimentou R$ 2 bilhões no Brasil, aliando-se à nova tendência de compra: 37% dos brasileiros afirmam estar comendo menos carne vermelha, e 38% estão comprando mais frutas para suas casas (dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Os hábitos de alimentação do brasileiro estão mudando – e, atrelados a eles, os perfis de consumo também. Para acompanhar esse movimento, é necessário que a marca se mantenha sempre relevante para seu público. Clique aqui e saiba mais.
análise aécio neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Echa un vistazo a las entradas más antiguas:
Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog