A inteligência de mercado (IM) é um processo pelo qual marcas buscam informações sobre o mercado e os consumidores, organizando e analisando esses dados para compreenderem melhor as tendências, anteciparem oportunidades e estarem prontas para crises ou qualquer outra ameaça que possa atingir a empresa. Muito importante para qualquer negócio, não?
Para conseguir essas vantagens, é preciso analisar os cenários externos e ter uma base firme para a criação de estratégias de atuação e posicionamento. Isto é, a inteligência de mercado auxilia empresas a adotarem uma nova cultura: a do agir às mudanças, em vez de apenas reagir aos acontecimentos. A IM pode ter os seus processos orientados tanto para ações táticas quanto estratégicas. Confira alguns benefícios que fazem dessa atividade um poderoso recurso de marketing:
1. Gera perspectivas do amanhã: conhecer o futuro possibilita uma visão mais ampla do mercado, ou seja, é possível antecipar tendências e, consequentemente, ter subsídios para agir frente às mudanças mercadológicas, em vez de apenas reagir. Assim, as tomadas de decisões ganham mais segurança e força
2. Inova positivamente: a inteligência de mercado é um campo fértil para o desenvolvimento da inteligência competitiva e o desenvolvimento de ações inovadoras. Os estudos dessa área possibilitam que uma marca possa centralizar o esforço para criar tendências e novos nichos de negócio, para que, além das necessidades, uma empresa consiga inovar em seus produtos ou serviços, impactando de forma positiva o seu público-alvo.
3. Estar à frente da concorrência: uma das principais formas de sempre estar à frente no mercado é usar a inteligência mercadológica para análise da concorrência. Esse processo funciona para que se possam conhecer os concorrentes, entender a atuação deles e, de acordo com as informações obtidas, retirar insights para melhorar o desempenho, criando estratégias que possibilitem vantagens à marca.
4. Conquista o consumidor: identifica quais são as principais necessidades dos consumidores, conhece as principais reclamações com relação aos concorrentes e descobre quais pontos a marca pode melhorar para ter um atendimento mais eficaz. Assim, é possível criar estratégias com foco na conquista de um público mais amplo e fidelização daquelas pessoas que já são clientes.
5. Otimiza a comunicação: por meio da IM, é possível melhorar as estratégias de comunicação das empresas, refinando o seu direcionamento e aprimorando a relação com os clientes. Com informações valiosas sobre as principais necessidades de seus consumidores em mãos, as marcas conseguem usar as informações sobre o seu público-alvo para desenvolver e aperfeiçoar o atendimento, a produção e a qualidade de seu relacionamento.
Para colher todos os benefícios que a IM pode proporcionar, é preciso ter em mãos informações estratégicas e de qualidade. Clique e saiba como a pesquisa de mercado consegue os dados necessários para o sucesso de uma marca.
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