“Frequentemente, a formulação de um problema é mais essencial que sua solução”
A. Einstein e L. Infeld
Para que serve uma pesquisa? Para compreender, tomar decisões informadas e acompanhar o desenvolvimento de um negócio ou da opinião pública. É por isso que não basta somente reunir os resultados, oferecemos nossa visão e orientação para ajudá-lo a entendê-los. Nossa equipe com visão de futuro e conhecimento do passado proporciona recomendações preciosas para que você possa entrar em novos mercados, resolver problemas e melhorar o desempenho de seu negócio ou de sua imagem.
A partir da combinação das técnicas e tecnologias disponíveis, estruturamos e customizamos os nossos trabalhos para atender diferentes mercados e necessidades diversas.
Confira as modalidades de pesquisas que realizamos:
EXPLORATÓRIA
É um tipo de pesquisa que utiliza uma rotina de coleta de dados menos estruturada, de forma a possibilitar a emersão de variáveis importantes para a compreensão de um cenário/situação/problema. A metodologia qualitativa é muito utilizada para estudos que têm a necessidade de aumentar o ângulo de abertura para a compreensão do objeto de estudo. Incluem-se aqui a análise de dados secundários (datamining) e alguns estudos da metodologia quantitativa, como por exemplo, os chamados estudos piloto.
CONCLUSIVA
As pesquisas conclusivas costumam ser mais estruturadas, com maior utilização da metodologia quantitativa, e habitualmente se propõem a estudar as relações entre variáveis estabelecidas ou testar hipóteses previamente formuladas. Nessa categoria estão os surveys, os censos e o painel bem como os experimentos e quase-experimentos, como o teste cego e o teste de elasticidade de preço.
As pesquisas conclusivas podem ser transversais ou longitudinais. Nas transversais, a coleta de dados de uma determinada amostra é feita em um único período de tempo, ou seja, uma única vez. Nas longitudinais, a pesquisa é feita em vários cortes temporais ao longo do tempo. Trata-se de um tipo de pesquisa que envolve uma amostra fixa da população, a qual é medida repetidamente.