Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

O OSCAR DO SPOILER

22-02-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

No próximo domingo, dia 24, acontece a 85ª cerimônia de entrega do Oscar, a maior premiação do cinema. Dessa vez a apresentação fica por conta do ator, roteirista e diretor Seth MacFarlane, famoso por suas criações de humor polêmico, como a animação Family Guy (Uma Família da Pesada), e do filme do ursinho de pelúcia mais politicamente incorreto que o mundo já viu, Ted. MacFarlane é, também, indicado como compositor da faixa tema de Ted, Everybody Needs a Best Friend, interpretada por Norah Jones.

Sinceramente, talvez estejamos mais animados para ver a cerimônia de 2013 pelas performances de Norah Jones e da inglesa Adele, também indicada pela épica música tema de Skyfall, o último filme de James Bond. Em um ano sem muita surpresa nas indicações, vários concorrentes têm uma característica comum: já sabemos o final do filme antes de vê-los.

Nesse Oscar do spoiler*, podemos torcer por Lincoln – que, sabemos, aboliu a escravidão nos EUA –, por Maya, de A Hora Mais Escura – que, sabemos, foi a responsável por matar Bin Laden – ou pela equipe de norte-americanos no Irã – que, sabemos, conseguiu extrair agentes presos no país com sucesso – representada no longa Argo. Se o assunto é o comentadíssimo Os Miseráveis, vale lembrar que quase todo mundo leu pelo menos uma adaptação “meia-boca” do romance de Victor Hugo durante seu período escolar e já sabe como acaba a saga de Jean Valjean. Em O Lado Bom da Vida, comédia romântica cheia de boas atuações, não é muito difícil descobrir como o filme vai acabar mesmo que você veja só o trailer. Se o assunto é o sanguinolento Django Livre, com roteiro original de Quentin Tarantino, pode ser que não soubéssemos exatamente como seria o desfecho, mas lembra que a escravidão foi abolida? Por fim, a produção Amor, que sai do eixo norte-americano, revela o fim de sua personagem principal logo na primeira cena do filme. Os outros dois indicados são As Aventuras de Pi e Indomável Sonhadora, que não compartilham dessa coincidência de conhecermos, de antemão, o final.

Claro que não estamos reclamando dos filmes. A equipe da Innovare assistiu a quase todos eles, e as avaliações, por aqui, foram positivas. Mas é curioso pensar que os filmes que, teoricamente, mais causaram impacto em 2012 tenham sido aqueles que vimos apenas para acrescentar mais uma perspectiva ao assunto. E pelo entretenimento, é claro, a principal razão de ser do cinema.

Para a divulgação do Oscar 2013, o designer Olly Moss criou um cartaz que reúne estatuetas que fazem referências aos vencedores do prêmio de melhor filme desde 1927 até 2012. Dentre os indicados desse ano (A Hora Mais Escura, Amor, Argo, As Aventuras de Pi, Django Livre, Indomável Sonhadora, Lincoln, O Lado Bom da Vida e Os Miseráveis), quem será que leva?

*Spoiler: termo da língua inglesa que tem origem no verbo spoil, que significa “estragar”. No mundo do cinema, o spoiler acontece quando alguma fonte revela informações sobre o conteúdo de um filme sem que o espectador o tenha visto.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog