A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,02%, em setembro, depois de ficar em 0,06% no mês anterior, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em setembro de 2013, a variação foi de 1,36%. A taxa acumulada em 2014, até setembro, é de 1,62%. Em 12 meses, o IGP-DI avançou 3,24%.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais, sendo o indexador das dívidas dos Estados com a União. O índice também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.
Usado no cálculo do indicador, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou, em setembro, variação negativa de 0,18%, depois de avançar 0,04% no mês anterior.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que também entra no cálculo do IGP-DI, registrou variação de 0,49%, em setembro, ante 0,12%, no mês anterior. Das oito classes de despesa componentes do índice, sete apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, com destaque para os alimentos.
Também é utilizado no cálculo do indicador o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que registrou, em setembro, taxa de variação de 0,15%, acima do resultado do mês anterior, de 0,08%.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog