Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A INFLAÇÃO EM SETEMBRO

13-10-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,02%, em setembro, depois de ficar em 0,06% no mês anterior, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em setembro de 2013, a variação foi de 1,36%. A taxa acumulada em 2014, até setembro, é de 1,62%. Em 12 meses, o IGP-DI avançou 3,24%.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais, sendo o indexador das dívidas dos Estados com a União. O índice também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Usado no cálculo do indicador, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou, em setembro, variação negativa de 0,18%, depois de avançar 0,04% no mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que também entra no cálculo do IGP-DI, registrou variação de 0,49%, em setembro, ante 0,12%, no mês anterior. Das oito classes de despesa componentes do índice, sete apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, com destaque para os alimentos.

Também é utilizado no cálculo do indicador o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que registrou, em setembro, taxa de variação de 0,15%, acima do resultado do mês anterior, de 0,08%.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog