O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados da produção da indústria brasileira em maio deste ano. O setor industrial conseguiu estabilizar a sua produtividade no referido mês, tendo variação nula em comparação com o mês anterior. Em abril, houve crescimento de 0,2% e, em março, de 1,4%.
Se comparado com o mês de maio de 2015, o setor teve recuo de 7,8%. No acumulado de 2016, até o mês de maio, o Brasil apresenta uma queda de 9,8% da produção da indústria. Nos últimos 12 meses, a retração representou 9,5%.
O desempenho por setor
De abril para maio de 2016, metade dos ramos da indústria apresentaram taxas positivas. O destaque vai para o crescimento de 4,8% da produção dos veículos automotores, reboques e carrocerias. Outras colaborações positivas ocorreram nos ramos de perfumaria, produtos de limpeza, sabões e higiene pessoal, que tiveram aumento de 3,6%.
Os demais segmentos que tiveram resultados bons e apresentaram crescimento foram: transporte (9,5%), produtos eletrônicos e ópticos (4,3%), metalurgia (3,4%), bebidas (2,2%), celulose, papel e produtos de papel (2,0%), indústria extrativa (1,4%) e equipamentos de informática e produtos de borracha e de material plástico (2%). O ramo de bens de capital apresentou crescimento de 1,5%, o que representa a quinta taxa positiva consecutiva do ramo, acumulando um ganho de 9% este ano.
No entanto, alguns ramos reduziram a sua produção. Os resultados de maior importância são os dos produtos alimentícios, que retraíram 7%, e os de coque (produtos derivados do petróleo e biocombustíveis), com queda de 8,2%. Os setores produtores de bens de consumo semi/não duráveis e de bens intermediários apresentaram taxas negativas em maio de 1,4% e 0,7%, respectivamente.
Confira a variação mensal da indústria brasileira:
Essas constantes quedas da produção industrial afetam diretamente o PIB do Brasil. Acesse e saiba como a indústria perdeu considerável participação na economia brasileira.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog