O Comitê Nacional para Refugiados, do Ministério da Justiça, revelou dados sobre a quantidade e a origem dos refugiados no Brasil. Em 2015, foram liberadas 532 novas concessões para habitantes da Síria, e, atualmente, um em cada quatro refugiados no Brasil é sírio. O país enfrenta uma longa guerra civil, e o número de pessoas que tentam se afastar do conflito aumenta gradativamente.
Há 8.731 refugiados de 79 nacionalidades diferentes em território brasileiro. O número de concessões aos sírios no ano passado representou 43% do total de solicitações aceitas (1.231). Milhões de pessoas ainda tentam sair da Síria em busca de abrigo em países vizinhos ou distantes. A região enfrenta embates de cunho local, regional e internacional.
A Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que 250 mil pessoas já foram mortas na guerra. O Centro Sírio para Pesquisa Política relata um número bem maior: segundo a Instituição, seriam 400 mil mortos em decorrência do conflito. O número de refugiados provenientes da Síria pelo mundo já ultrapassa 1,5 milhão.
A ONU determinou em 1951 o direito ao refúgio estrangeiro, mas a lei só foi ratificada pelo Brasil em 1997. O Ministério da Justiça informou que a solicitação pode ser realizada por “qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a grupo social específico e também por aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos”.
Veja as 10 maiores nacionalidades de refugiados que vivem no Brasil:
Síria: 2.252 pessoas
Angola: 1.408 pessoas
Colômbia: 1.100 pessoas
República Democrática do Congo: 1.063 pessoas
Palestina: 367 pessoas
Líbano: 359 pessoas
Iraque: 272 pessoas
Libéria: 224 pessoas
Paquistão: 163 pessoas
Serra Leoa: 143 pessoas
Qual a sua opinião sobre a vinda dessas pessoas para o Brasil? Confira qual o posicionamento dos internautas brasileiros sobre o tema.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog