Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

BRASIL ABRIGA MAIS DE 8 MIL REFUGIADOS DE 79 PAÍSES

20-05-2016
Postado por admin em Innovare

O Comitê Nacional para Refugiados, do Ministério da Justiça, revelou dados sobre a quantidade e a origem dos refugiados no Brasil. Em 2015, foram liberadas 532 novas concessões para habitantes da Síria, e, atualmente, um em cada quatro refugiados no Brasil é sírio. O país enfrenta uma longa guerra civil, e o número de pessoas que tentam se afastar do conflito aumenta gradativamente.

Há 8.731 refugiados de 79 nacionalidades diferentes em território brasileiro. O número de concessões aos sírios no ano passado representou 43% do total de solicitações aceitas (1.231). Milhões de pessoas ainda tentam sair da Síria em busca de abrigo em países vizinhos ou distantes. A região enfrenta embates de cunho local, regional e internacional.

A Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que 250 mil pessoas já foram mortas na guerra. O Centro Sírio para Pesquisa Política relata um número bem maior: segundo a Instituição, seriam 400 mil mortos em decorrência do conflito. O número de refugiados provenientes da Síria pelo mundo já ultrapassa 1,5 milhão.

A ONU determinou em 1951 o direito ao refúgio estrangeiro, mas a lei só foi ratificada pelo Brasil em 1997. O Ministério da Justiça informou que a solicitação pode ser realizada por “qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a grupo social específico e também por aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos”.

Veja as 10 maiores nacionalidades de refugiados que vivem no Brasil:
Síria: 2.252 pessoas
Angola: 1.408 pessoas
Colômbia: 1.100 pessoas
República Democrática do Congo: 1.063 pessoas
Palestina: 367 pessoas
Líbano: 359 pessoas
Iraque: 272 pessoas
Libéria: 224 pessoas
Paquistão: 163 pessoas
Serra Leoa: 143 pessoas

Qual a sua opinião sobre a vinda dessas pessoas para o Brasil? Confira qual o posicionamento dos internautas brasileiros sobre o tema.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog