Uma recente reportagem da revista The Economist recuperou a alegoria para falar sobre as mudanças do país nas últimas quatro décadas. O termo “Belíndia”, criado em 1974 pelo economista Edmar Bacha, pretendia ilustrar o nível de desigualdade da economia brasileira: seríamos uma pequena Bélgica (muito rica) cercada de uma Índia (muito pobre) por todos os lados.
Entretanto, apesar de essa analogia ter servido em 1974, o Brasil de hoje lembra mais uma “Italordânia”: em estados como o Distrito Federal, o PIB per capita é menor que o belga mas equivalente ao da Itália, enquanto outros tem renda próxima da Jordânia. De acordo com o texto, a renda real per capita do Maranhão cresceu seis vezes nestas décadas, e a do Piauí, mais de sete vezes.
Portanto, atualmente, nem nossos estados mais ricos são tão ricos quanto a Bélgica, mas nem nossos estados mais pobres são tão pobres quanto a Índia. Todos eles ficam em algum ponto nesse intervalo, com rendas comparáveis à Angola, Polônia e Venezuela, entre outros. Na época da Copa de 1950, por exemplo, a então capital Rio de Janeiro tinha o nível de prosperidade do Peru. Atualmente, alcançou a Estônia.
A revista lembra que apesar do progresso, há exemplos ainda mais formidáveis. Em 1950, a Coreia do Sul era mais pobre que o Brasil e estava à beira de uma guerra civil. Hoje, o país tem um PIB per capita duas vezes maior que o nosso – além de ser muito mais igualitário.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog