Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BELÍNDIA OU ITALORDÂNIA?

23-06-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma recente reportagem da revista The Economist recuperou a alegoria para falar sobre as mudanças do país nas últimas quatro décadas. O termo “Belíndia”, criado em 1974 pelo economista Edmar Bacha, pretendia ilustrar o nível de desigualdade da economia brasileira: seríamos uma pequena Bélgica (muito rica) cercada de uma Índia (muito pobre) por todos os lados.

Entretanto, apesar de essa analogia ter servido em 1974, o Brasil de hoje lembra mais uma “Italordânia”: em estados como o Distrito Federal, o PIB per capita é menor que o belga mas equivalente ao da Itália, enquanto outros tem renda próxima da Jordânia. De acordo com o texto, a renda real per capita do Maranhão cresceu seis vezes nestas décadas, e a do Piauí, mais de sete vezes.

Portanto, atualmente, nem nossos estados mais ricos são tão ricos quanto a Bélgica, mas nem nossos estados mais pobres são tão pobres quanto a Índia. Todos eles ficam em algum ponto nesse intervalo, com rendas comparáveis à Angola, Polônia e Venezuela, entre outros. Na época da Copa de 1950, por exemplo, a então capital Rio de Janeiro tinha o nível de prosperidade do Peru. Atualmente, alcançou a Estônia.

A revista lembra que apesar do progresso, há exemplos ainda mais formidáveis. Em 1950, a Coreia do Sul era mais pobre que o Brasil e estava à beira de uma guerra civil. Hoje, o país tem um PIB per capita duas vezes maior que o nosso – além de ser muito mais igualitário.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog