Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

BARÔMETRO INNOVARE: A OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A REFORMULAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO

05-08-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

Um dos assuntos mais presentes em todos os canais de mídia brasileiros desde 2014 tem sido a Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal e considerada por esta como a maior investigação de corrupção que já aconteceu no Brasil.

Um grande marco da operação foi a prisão, em março do ano passado, do doleiro Alberto Youssef. Desde então, os esquemas de corrupção ligados à empresa estatal Petrobrás vêm sendo descobertos e julgando pessoas como executivos de grandes construtoras, políticos e também partidos.

O Ministério Público Federal, por sua vez, acha que as medidas propostas pelo governo federal contra a corrupção não são suficientes. Quer levar ao congresso um projeto de lei com 10 medidas contra a corrupção, e seu principal porta-voz tem sido o Procurador Deltan Dallagnol. E qual tem sido a opinião pública na internet sobre tudo isso? O Barômetro Innovare monitorou, entre 29/07 e 03/08, as postagens no Twitter sobre o tema.

A maior parte dos usuários (67,7%) se mostrou a favor das medidas propostas pelo MPF, pois acreditam que Deltan Dallagnol desmascara o combate à corrupção do governo federal e também estão ajudando a recolher assinaturas para a nova campanha contra corrupção proposta pelo MPF. Já 28,6% das postagens analisadas são contrárias às medidas propostas porque alegam que o Procurador Deltan Dallagnol é fundamentalista religioso e por isso precisa ser interditado, e também que o Lava Jato acabou se tornando uma ação política, o que vai de encontro à função da procuradoria.

Sentimentos das Postagens

Gráfico de Tags

Mais da metade dos que falaram sobre o tema são do sexo masculino (53,3%), e se mostraram muito favoráveis às medidas que visam reformular a Lei Anticorrupção (67,7%). Já as mulheres representaram 29,3% das publicações sobre o tema e se mostraram ligeiramente mais contrárias às propostas do que os homens: 31,3% delas se opuseram ao tema, enquanto 28,6% dos homens foram desfavoráveis ao assunto. Já as publicações vindas de veículos midiáticos e de empresas também se mostraram majoritariamente a favor do tema: 57,7% e 92,7%, respectivamente.

Públicos que falaram sobre o tema

Sentimento por Publico

Os estados brasileiros que mais falaram sobre o tema foram São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Os que se mostraram mais favoráveis foram Rondônia, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Acre e Piauí, todos com 100% de menções favoráveis. Já os menos favoráveis foram Alagoas, Amapá, Mato Grosso (todos com 100% de menções contra), Sergipe (75%) e Paraíba (66,7%).

Sentimentos por Estados

E você, concorda com as medidas propostas pelo MPF?

Comparte este post:

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog