Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

BARÔMETRO INNOVARE: O DESMATAMENTO NO BRASIL

21-09-2015
Postado por Innovare Pesquisa em Barômetro Innovare

A pauta da sustentabilidade e do aproveitamento consciente dos nossos recursos naturais está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Dentro destes temas, o desmatamento se destaca por ser um dos grandes problemas ecológicos no Brasil: tanto pelo uso de terras pela pecuária e urbanização quanto pela preservação necessária da fauna e flora brasileiras. O desmatamento de árvores, principalmente da floresta amazônica, tem sido alvo de dados contraditórios: o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por exemplo, indicou que o ritmo do desmatamento diminuiu 25% entre 1990 e 2010. Já outro estudo, da Universidade de Maryland (EUA), questiona esse último: afirma que a taxa anual de desmatamento durante o mesmo período foi 62% mais alta do que na década anterior. Hoje (21/09), comemora-se o Dia da Árvore. Com isso, a necessidade de preservação das florestas brasileiras vem sendo muito falada nas redes sociais, e caiu no radar do Barômetro Innovare. Monitoramos então, entre os dias 16 e 18/09, como o tema desmatamento vem sendo falado pelos usuários no Twitter. No nosso monitoramento, consideramos negativas as publicações que se mostraram contrárias ao tema, ou seja, contra o desmatamento, e positivas as que se mostraram favoráveis ao desmatamento. 77,5% das publicações foram negativas, enquanto 22,5% foram positivas. Sentimentos das postagens

As postagens neutras, por não terem aparecido muito em nosso monitoramento, foram consideradas percentualmente inexpressivas (0,0%). Os homens foram os que mais falaram (43,5% das publicações), e se mostraram mais contrários (81,5%) ao desmatamento do que as mulheres (40,5% das publicações, sendo 72,5% delas contrárias ao tema), enquanto as postagens feitas por empresas também se mostraram bastante desfavoráveis ao tema: 82,6% das publicações. As publicações vindas de veículos midiáticos e das empresas apresentaram um pequeno percentual neutro: 2,3% e 2,7%, respectivamente.

Públicos que falaram sobre o tema

Sentimento por público

O único estado brasileiro que apresentou expressivamente publicações com conteúdo neutro foi Sergipe (100%). Nove estados se mostraram radicalmente contra (100% das postagens negativas) o desmatamento, e três deles estão localizados na região norte do país, onde se concentra a floresta Amazônica: Acre, Amazonas e Rondônia.

Publicações por estado brasileiro

Os assuntos mais comentados nas publicações analisadas mencionaram tanto fatos otimistas – como a redução do desmatamento no Brasil ter melhorado a qualidade do ar e salvado vidas – quanto de alerta, como o desmatamento e má utilização do solo terem influenciado no armazenamento de água da Cantareira. As postagens analisadas como favoráveis ao tema falam sobre o desmatamento ter contribuído para a crise financeira no Brasil, mas sempre afirmando a necessidade da indústria de explorar as florestas para se manter. O manifesto criado por ongs brasileiras, chamado #DesmatamentoZero, também foi muito citado, junto com alertas como as espécies animais que estão sendo dizimadas como consequência do desmatamento.

Assuntos mais comentados

E você, acha que o desmatamento deveria ser mais debatido no Brasil? Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócioclique aqui e entre em contato conosco.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog