Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

BARÔMETRO INNOVARE: A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

08-09-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

Hoje, 08/09, comemora-se no Brasil o Dia da Alfabetização. Por conta disso, os assuntos relacionados ao tema voltaram a ser pauta nas discussões das redes sociais: a educação, a qualidade do ensino no ciclo básico, gestões de governo (federal, estaduais e municipais), os cortes realizados no orçamento federal destinado à educação, entre outros.  Assim, a alfabetização no Brasil caiu no radar do Barômetro Innovare, que monitorou a opinião pública sobre o assunto no Twitter na última semana.

Em nossa classificação de postagens, usamos os seguintes critérios: como negativos, os comentários que relatam deficiências no sistema educacional brasileiro. A favor, comentários que elogiam a educação no Brasil, e neutros os comentários que não demonstraram opinião sobre tema.

58,6% das pessoas se posicionaram negativamente em relação ao tema e relatam deficiências no sistema educacional brasileiro: reclamam dos cortes no orçamento do governo federal destinado à educação. Citam, também, outros problemas ligados a serviços públicos no Brasil, como a saúde. Os comentários a favor somaram 25,7% dos tweets e elogiam a educação no Brasil: comentam sobre novos recursos (em suas maiorias digitais) que auxiliam na alfabetização de crianças. Também elogiam atitudes pioneiras de professores dentro da educação pública.

Sentimentos das postagens

Assuntos mais comentados

Os homens falaram mais sobre o assunto, representando 45,3% das postagens analisadas. Já as mulheres representaram 31,3%, enquanto os veículos de imprensa 19,20%.

Detalhando as postagens, percebemos que os homens teceram mais crítica ao tema do que as mulheres: 72,3% contra 60,6%. As empresas se mostraram majoritariamente favoráveis ao tema, com 59,4% das postagens a favor e apenas 13,3% contra.

Públicos que falaram sobre o tema

Sentimento por público

Ao analisar demograficamente as postagens percebemos que a região norte no geral apresentou muitas críticas ao sistema de educação brasileiro: Acre, Amazonas, Amapá e Pará tiveram 100% de suas postagens classificadas como negativas.

Publicações por estado brasileiro

E você, o que tem a falar sobre o tema?

Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócioclique aqui e entre em contato conosco.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog