Desde 2011 o Brasil vem apresentando decisões favoráveis às uniões homoafetivas, como a união estável entre pessoas do mesmo sexo que foi aprovada naquele ano pelo STF. Mas o país ainda apresenta muitos índices altos de violência contra os LGBTs: ao mesmo tempo em que o tema está sendo cada vez mais discutido, os índices de violência contra essa comunidade continua a crescer. Os últimos dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por exemplo, apresentaram um aumento de 183% no número de vítimas no intervalo de um ano.
Segundo dados da ONG TGEU (Transgender Europe), a comunidade transexual é a que sofre mais violência no país. O Brasil ainda é considerado o país que mais mata transexuais no mundo: a expectativa de vida dessas pessoas é de 35 anos. Segundo um relatório do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, entre as denúncias feitas pelo Disque Denúncias (Disque 100), 51,68% foram contra travestis, 36,77% contra gays e 9,78% contra lésbicas.
Entre as mulheres trans, o preconceito é um fator que dificulta suas inserções na sociedade. Podemos constatar isso pelas oportunidades de trabalho que lhes são oferecidas: de acordo com os dados da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil), 90% das mulheres trans acabam se prostituindo. Um dos fatores que as levam a optar por essa forma de trabalho é justamente a falta de oportunidade no mercado, que não reconhece suas identidades.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog