Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A VIOLÊNCIA CONTRA TRANSEXUAIS NO BRASIL

04-05-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Desde 2011 o Brasil vem apresentando decisões favoráveis às uniões homoafetivas, como a união estável entre pessoas do mesmo sexo que foi aprovada naquele ano pelo STF. Mas o país ainda apresenta muitos índices altos de violência contra os LGBTs: ao mesmo tempo em que o tema está sendo cada vez mais discutido, os índices de violência contra essa comunidade continua a crescer. Os últimos dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por exemplo, apresentaram um aumento de 183% no número de vítimas no intervalo de um ano.

Segundo dados da ONG TGEU (Transgender Europe), a comunidade transexual é a que sofre mais violência no país. O Brasil ainda é considerado o país que mais mata transexuais no mundo: a expectativa de vida dessas pessoas é de 35 anos. Segundo um relatório do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, entre as denúncias feitas pelo Disque Denúncias (Disque 100), 51,68% foram contra travestis, 36,77% contra gays e 9,78% contra lésbicas.

Entre as mulheres trans, o preconceito é um fator que dificulta suas inserções na sociedade. Podemos constatar isso pelas oportunidades de trabalho que lhes são oferecidas: de acordo com os dados da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil), 90% das mulheres trans acabam se prostituindo. Um dos fatores que as levam a optar por essa forma de trabalho é justamente a falta de oportunidade no mercado, que não reconhece suas identidades.

A comunidade LGBT, no entanto, apresenta particularidades que estão sendo reconhecidas por marcas como oportunidades de desenvolverem ações voltadas para esse público. Clique e entenda.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog