Um grupo do departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Aalto, na Finlândia, traçou um mapa de temperatura do corpo humano de acordo com as emoções. O resultado foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e mais de 700 voluntários foram usados para se chegar a uma conclusão.
De acordo com o relatório, há um padrão sintomático entre o corpo humano e os sentimentos. Para comprovar, foram apresentados para os voluntários diversos vídeos e imagens que trouxessem à tona sentimentos diferentes.
Então, eles deveriam apontar que partes do corpo foram mais estimuladas durante o processo, além de indicar que cor usariam para cada caso: azul se a atividade corporal diminuísse e vermelho se aumentasse.
Então, um “mapa universal” foi criado, mostrando que o amor, por exemplo, estimula o corpo inteiro enquanto a depressão faz diminuir as atividades corporais dos membros superiores e inferiores.
Os autores da pesquisa, Enrico Glerean, Riitta Hari, Lauri Nummenmaa e Jari Hietanen acreditam que pode, no futuro, ser aplicado em tratamentos de distúrbios emocionais.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog