No dia 20/08 – quatro dias após as manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff em todo o Brasil (16/08) – os civis brasileiros, junto a sindicatos, partidos e alguns movimentos sociais, foram às ruas. Dessa vez as pessoas manifestaram contra o impeachment da presidenta, usando como mote a defesa da democracia e alegando que os motivos apresentados pela oposição para a saída de Dilma Rousseff são infundados.
Essas mobilizações, por serem uma reação aos protestos anteriores, chamaram a atenção do Barômetro Innovare, que monitorou entre os dias 21 a 25/08 a opinião pública no Twitter sobre o tema. Com a hashtag #BrasilDaDemocracia, as opiniões se mostraram bastante polarizadas em relação ao assunto. Os critérios usados para classificar as postagens encontradas foram: positivas para as publicações a favor das manifestações do dia 20/08 e de suas motivações, negativas as que não concordam com nenhum dos dois fatores e neutras as que não defenderam nenhuma opinião acerca do tema.
A maior parte das pessoas (65,4%) se mostrou a favor das manifestações de 20/08. 23,3% das postagens monitoradas se mostraram contra e 11,30% das opiniões classificadas foram neutras. As publicações a favor são de pessoas que afirmaram estar se manifestando contra os pedidos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, pois julgam que tal processo é parte de um golpe de políticos da direita (personificados, por exemplo, por Eduardo Cunha e Aécio Neves) para destituí-la do poder executivo. Argumentaram, também, que vários países com governos de esquerda estão apoiando o Brasil, citando inclusive a Venezuela.
As postagens que se mostraram contra essas manifestações do dia 20/08 repudiaram a ação de arrombar o portão do governo do Mato Grosso por parte do Movimento Sem Terra, e também o suposto apoio petista ao governo cubano, que julgam ser uma ditadura disfarçada de política de esquerda.
As mulheres, que representaram 37,7% das publicações analisadas, emitiram 73,7% das suas opiniões de forma favorável ao tema. Já os homens, que representam a maior parcela dos que falaram sobre o assunto (53,7%), tiveram 64,3% destas publicações positivas. As postagens vindas de veículos midiáticos se mostraram bastante polarizadas: 44,4% a favor e 45,3% contra.
Dentre os estados brasileiros, os únicos que se mostraram totalmente contra as manifestações pró-Dilma foram Acre e Piauí. Já Sergipe, Rondônia, Alagoas, Tocantins e Maranhão se mostraram 100% a favor do tema.
O que você acha sobre as manifestações contra o impeachment de Dilma Rousseff? Deixe aqui sua opinião!
Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócio, clique aqui e entre em contato conosco.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog