Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

AS MANIFESTAÇÕES DO DIA 20/08 E A OPINIÃO PÚBLICA

27-08-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

No dia 20/08 – quatro dias após as manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff em todo o Brasil (16/08) – os civis brasileiros, junto a sindicatos, partidos e alguns movimentos sociais, foram às ruas. Dessa vez as pessoas manifestaram contra o impeachment da presidenta, usando como mote a defesa da democracia e alegando que os motivos apresentados pela oposição para a saída de Dilma Rousseff são infundados.

Essas mobilizações, por serem uma reação aos protestos anteriores, chamaram a atenção do Barômetro Innovare, que monitorou entre os dias 21 a 25/08 a opinião pública no Twitter sobre o tema. Com a hashtag #BrasilDaDemocracia, as opiniões se mostraram bastante polarizadas em relação ao assunto. Os critérios usados para classificar as postagens encontradas foram: positivas para as publicações a favor das manifestações do dia 20/08 e de suas motivações, negativas as que não concordam com nenhum dos dois fatores e neutras as que não defenderam nenhuma opinião acerca do tema.

A maior parte das pessoas (65,4%) se mostrou a favor das manifestações de 20/08. 23,3% das postagens monitoradas se mostraram contra e 11,30% das opiniões classificadas foram neutras. As publicações a favor são de pessoas que afirmaram estar se manifestando contra os pedidos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, pois julgam que tal processo é parte de um golpe de políticos da direita (personificados, por exemplo, por Eduardo Cunha e Aécio Neves) para destituí-la do poder executivo. Argumentaram, também, que vários países com governos de esquerda estão apoiando o Brasil, citando inclusive a Venezuela.

As postagens que se mostraram contra essas manifestações do dia 20/08 repudiaram a ação de arrombar o portão do governo do Mato Grosso por parte do Movimento Sem Terra, e também o suposto apoio petista ao governo cubano, que julgam ser uma ditadura disfarçada de política de esquerda.

Sentimentos das postagens

Assuntos mais comentados

As mulheres, que representaram 37,7% das publicações analisadas, emitiram 73,7% das suas opiniões de forma favorável ao tema. Já os homens, que representam a maior parcela dos que falaram sobre o assunto (53,7%), tiveram 64,3% destas publicações positivas. As postagens vindas de veículos midiáticos se mostraram bastante polarizadas: 44,4% a favor e 45,3% contra.

Públicos que falaram sobre o tema

Sentimento por público

Dentre os estados brasileiros, os únicos que se mostraram totalmente contra as manifestações pró-Dilma foram Acre e Piauí. Já Sergipe, Rondônia, Alagoas, Tocantins e Maranhão se mostraram 100% a favor do tema.

Publicações por estado brasileiro

O que você acha sobre as manifestações contra o impeachment de Dilma Rousseff? Deixe aqui sua opinião!

Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócio, clique aqui e entre em contato conosco.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog