A indústria sempre representou uma grande contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil; no entanto, ela vem perdendo participação considerável na maioria dos estados brasileiros. Em estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 2010 e 2013, 23 unidades da Federação sofreram retração no setor em relação à composição do PIB estadual.
Em 11 estados do Brasil, a diminuição na participação da indústria no PIB foi igual ou maior em relação à média nacional. A contribuição caiu 2,5 pontos percentuais (p.p.), o que representa uma queda de 27,4% para 24,9% na presença do setor no PIB. Os segmentos que fazem parte das estatísticas são: indústria de transformação, extrativa, construção e serviços industriais de utilidade pública.
O levantamento aponta a Bahia como o estado que mais sofreu retração: a indústria diminuiu em 6,6 p.p. a sua participação no PIB estadual. Logo em seguida, aparece o Amazonas, com 5,7 p.p.; Tocantins, 4,3 p.p., e São Paulo, 4,2 p.p. O Estado de São Paulo também perdeu espaço na disposição nacional. Em 2010, ele era responsável por 32,1% de todos os produtos industrializados fabricados no país; em 2013, o percentual foi reduzido para 28,6%.
Em compensação, indústrias dos Estados do Amapá, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro ganharam destaque em suas respectivas economias. O peso do setor varia muito de estado para estado: no Distrito Federal, ela representa 6,5%, porém esse percentual é de 40,5% no Espírito Santo.
O estudo ainda mostra que, das 27 unidades federativas do Brasil, 19 possuem um setor industrial que é considerado concentrado. Nessa estatística, Roraima se destaca, já que os quatro primeiros setores são responsáveis por 93,5% do produto industrial do estado.
Em maio de 2015, o desempenho do setor industrial foi marcado por queda na produção, excesso de estoques, demissões e ociosidade nas fábricas. Clique aqui e descubra dados sobre a situação do setor no ano passado.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog