Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

INDÚSTRIA APRESENTA QUEDA EM PARTICIPAÇÃO NO PIB

10-05-2016
Postado por admin em Innovare

A indústria sempre representou uma grande contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil; no entanto, ela vem perdendo participação considerável na maioria dos estados brasileiros. Em estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 2010 e 2013, 23 unidades da Federação sofreram retração no setor em relação à composição do PIB estadual.

Em 11 estados do Brasil, a diminuição na participação da indústria no PIB foi igual ou maior em relação à média nacional. A contribuição caiu 2,5 pontos percentuais (p.p.), o que representa uma queda de 27,4% para 24,9% na presença do setor no PIB. Os segmentos que fazem parte das estatísticas são: indústria de transformação, extrativa, construção e serviços industriais de utilidade pública.

O levantamento aponta a Bahia como o estado que mais sofreu retração: a indústria diminuiu em 6,6 p.p. a sua participação no PIB estadual. Logo em seguida, aparece o Amazonas, com 5,7 p.p.; Tocantins, 4,3 p.p., e São Paulo, 4,2 p.p. O Estado de São Paulo também perdeu espaço na disposição nacional. Em 2010, ele era responsável por 32,1% de todos os produtos industrializados fabricados no país; em 2013, o percentual foi reduzido para 28,6%.

Em compensação, indústrias dos Estados do Amapá, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro ganharam destaque em suas respectivas economias. O peso do setor varia muito de estado para estado: no Distrito Federal, ela representa 6,5%, porém esse percentual é de 40,5% no Espírito Santo.

O estudo ainda mostra que, das 27 unidades federativas do Brasil, 19 possuem um setor industrial que é considerado concentrado. Nessa estatística, Roraima se destaca, já que os quatro primeiros setores são responsáveis por 93,5% do produto industrial do estado.

Em maio de 2015, o desempenho do setor industrial foi marcado por queda na produção, excesso de estoques, demissões e ociosidade nas fábricas. Clique aqui e descubra dados sobre a situação do setor no ano passado.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog