Desde o início de seu governo, Dilma não tinha experimentado duas semanas de movimentação política tão intensa como foram as duas últimas. Obteve poucas vitórias e momentos de muita pressão.
Do lado positivo, o principal momento foi a aprovação da medida provisória (MP) dos Portos, com o auxílio do Congresso e de Renan Calheiros.
Contudo, os últimos 15 dias foram marcados por muitos momentos ruins. Vejamos os principais:
Os últimos dias foram cheios de imprevistos e contratempos para os planos da reeleição de Dilma. Seguramente, são insuficientes para abalar as elevadas taxas de aprovação do governo e muito distantes de se converterem em fonte de revés eleitoral. No entanto, temos duas importantes fontes de ruídos para a estratégia do governo: o primeiro na economia e outro na condução política da ampla frente de apoio à candidatura de Dilma.
Na economia, o grande receio é aquele apontado por Luiz Mendonça de Barros, de que “o quadro virtuoso de longo crescimento econômico, sem gargalos de oferta, vivido por Lula tenha chegado ao limite no final de 2011. Hoje é um período de escassez em vários mercados importantes como o de mão de obra qualificada, a redução da capacidade de endividamento das famílias e as restrições das ofertas de serviços públicos em setores da infraestrutura econômica do país. Por isso, os instrumentos usados no passado para estimular a economia não estão mais funcionando, e a inflação em aceleração está eliminando os aumentos reais de salário”. Tudo o que a candidatura Dilma não quer são sobressaltos na economia.
Na política, o desafio será o de reeditar, em 2014, uma coligação partidária que garanta ao governo um grande tempo de TV e um mínimo de conflitos nos palanques nas disputas eleitorais pelo governo dos Estados.
Os recentes conflitos com o PMDB sinalizam o quanto custará para o governo manter a aliança. Para montar uma operação política que garanta o apoio da base aliada, o governo terá de lançar mão de todo tipo de expediente disponível. No varejo, a estratégia será a de sempre: liberar dinheiro das emendas parlamentares. Já no atacado, as ações envolvem um conjunto de medidas que vão desde a alteração no ritmo de tramitação das MPs, até a retirada de candidaturas do PT em certos Estados onde o PMDB é competitivo.
A Presidente Dilma, o ex-Presidente Lula e o PT tomaram a decisão de antecipar o calendário eleitoral. Escolheram o PSDB como o seu principal oponente e, por consequência, fizeram com que outras possíveis candidaturas, como a do PSB, também viessem à tona. A estratégia certamente explicitou parte do jogo político para 2014, mas, como resultado prático de uma campanha eleitoral de longa duração, elevou o preço a ser pago para a manutenção de uma base aliada tão ampla. A fatura começa a ser cobrada. E os ânimos estão à flor da pele.
Não há como não se lembrar do ex-Governador de Minas Gerais, Hélio Garcia, que tinha uma imagem muito particular sobre os momentos que antecedem um processo eleitoral. Para ele, o início de uma eleição é como embarcar um caminhão de porcos. Ao colocá-los na carroceria, instala-se uma verdadeira anarquia. É um porco mordendo a orelha do outro, tem os que mordem o rabo do porco ao lado, porcos pisando em porcos e uma gritaria sem limites. Porém, depois que o caminhão deu partida e fez duas curvas, todos ficam quietos e acomodados.
O embarque começou; em breve, saberemos quem são os embarcados.
*Milton Marques, consultor da Innovare Pesquisa para projetos de opinião pública, é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog