Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

REVISANDO AS RODADAS

07-05-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Como você já viu anteriormente aqui no Blog da Innovare, uma pesquisa mais abrangente da indústria brasileira, com mais setores, produtos e empresas já fará parte do cálculo do PIB do primeiro trimestre de 2014, a ser divulgado no dia 30 de maio. Segundo o Coordenador de Contas Nacional, Roberto Olinto, o ano de 2013, que tinha registrado crescimento de 2,3%, também poderá ser revisto.

A partir do primeiro trimestre do ano que vem, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também deverá apresentar o recálculo da nova base para os dados anuais até 2012, o que deve gerar nova rodada de revisões nos trimestres.

A nova Pesquisa da Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) passará a trazer uma nova amostra, embora não tenha mudança da metodologia. Entram na lista 944 produtos, contra 830 presentes na antiga lista. As unidades locais dobrarão para 7.800.

“Os PIBs trimestrais vão sofrer mudanças. Essa série é basicamente composta da fase 2010 para frente que é estimada e 2010 para trás. Essa série vai ser toda recalculada a princípio até o ano que a gente não definiu quando será. Então, a gente vai ter uma série toda nova, anual, e a série trimestral vai ser toda reajustada à série anual”, explicou Roberto Olinto.

“Mais revisões podem acontecer. Sempre que você tiver uma pesquisa importante, você vai ter revisões. Então, o que a gente está fazendo agora é a revisão da PIM (Pesquisa Industrial Mensal da Produção Física), nós fizemos ano passado a revisão da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) e os argumentos são exatamente os mesmos. É uma rotina quando você tem uma pesquisa nova para entrar e não tem sentido você deixar fora do sistema vigente, do sistema trimestral, uma informação nova”, completou ele.

Ainda segundo ele, a próxima revisão da série anual acontecerá em 2015, em princípio, no primeiro trimestre. Até lá, no entanto, não há nenhuma pesquisa nova em vista: a próxima revisão a ser feita será a da série anual inteira.

A mudança incluirá informações de pesquisas mais novas feitas pelo IBGE, além de dados que não eram apurados. Ela faz parte de uma rotina de alterações a cada dez anos.

A atual reformulação atualizará a amostra de setores, produtos, informantes e passará a ter 944 produtos em aproximadamente 7.800 unidades locais. Atualmente, são investigados 830 produtos em 3.700 unidades locais.

Os resultados da nova série de índices da PIM-PF reformulada serão incorporados no cálculo das Contas Nacionais Trimestrais a partir da divulgação dos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2014 – com dados retroativos a 2013, a ser realizada no dia 30 de maio de 2014.

Essa não é a primeira reformação da pesquisa. As duas últimas foram realizadas nos anos de 1991 e 2004. A presente reformulação da PIM-PF revisa a anterior, que tinha como referência as informações das pesquisas industriais do período 1998 a 2000, trazendo o marco de referência para o ano de 2010, mesmo ano que servirá de base para a nova Série de Contas Nacionais.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog