Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

QUEM SÃO OS NOVOS LÍDERES EMPRESARIAIS?

30-09-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Um novo estudo de liderança da Ketchum, que entrevistou mais de 6 mil pessoas em 12 países, revela que as pessoas estão considerando funcionários de todos os níveis para cargos de liderança, em vez de somente aqueles do topo da hierarquia. Segundo o quarto estudo anual Ketchum Leadership Communication Monitor (KLCM), 41% dos entrevistados acreditam que a liderança deve vir, principalmente, da empresa e de todos os seus colaboradores, enquanto 25% entendem que a liderança deve vir apenas do CEO.

Essa conclusão confirma três anos de dados do KLCM, que mostram o fim do estilo celebridade de liderança do CEO e ressalta a grande oportunidade para o conceito “leadership by all”: uma cultura corporativa colaborativa e comunicativa que delega poderes aos colaboradores de todos os níveis.

Apesar do CEO, o conselho e a diretoria ainda terem papel importante, o estudo sugere que os colaboradores, por toda a empresa, podem e devem liderar. A pesquisa identificou as cinco características principais de um líder eficiente: liderar pelo exemplo (63%), comunicar-se de maneira aberta e transparente (61%), admitir seus erros (59%), trazer à tona o que os outros têm de melhor (58%) e lidar com temas controversos ou crises de maneira calma e confiante (58%). Essas são características que todo CEO deveria possuir, mas também são aquelas que qualquer bom colaborador deveria ter.

Para 40% dos brasileiros, a liderança deve partir de todos dentro das empresas, enquanto 26% acreditam que ela deve vir do CEO. A opinião dos brasileiros não destoa da global, que apresenta números semelhantes.

Em plena crise política e econômica, 79% dos brasileiros acreditam que a atuação dos políticos do país está abaixo de suas expectativas. A pesquisa revela também que apenas 2% dos brasileiros acham que seus líderes políticos assumem as responsabilidades inerentes a seus cargos. No entanto, 23% dos entrevistados brasileiros acreditam que os políticos do país exercem uma liderança efetiva, oito pontos percentuais acima da pesquisa do ano passado. O índice daqueles que têm pouca confiança nos líderes em geral aumentou de 28% em 2014 para 32% este ano.

A pesquisa constatou ainda que 28% dos brasileiros confiam nos líderes de negócios, contra 12% que acreditam nas lideranças políticas.

Não basta ser líder, é muito importante que ele se comunique de maneira eficiente: essa é a opinião de 76% dos brasileiros ouvidos pelo estudo. A pesquisa revela ainda que, apesar da importância de comunicar-se com eficiência, apenas 19% dos líderes brasileiros conseguem atingir esse objetivo. Os mais bem avaliados foram os líderes de negócios e, na outra ponta, ficaram os políticos brasileiros.

Para os brasileiros, a qualidade dos serviços, a confiabilidade, o bom atendimento e o respeito ao consumidor são as principais qualidades de uma empresa líder no mercado. A pesquisa deste ano aponta ainda a responsabilidade social, as práticas éticas nos negócios e o foco no cliente como outros atributos muito importantes para a empresa que almeja conquistar o mercado.

A pesquisa também revela que, para os brasileiros, os melhores canais para uma empresa atingir o consumidor são o website corporativo, as entrevistas na televisão com líderes corporativos e os comunicados de imprensa.

Compreender como colaboradores estão se sentindo em relação a seus líderes e colegas é fundamental para garantir um ambiente de inspiração e inovação. Clique e conheça nossas soluções para ajudar seu negócio nessa tarefa.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog