Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A POPULARIDADE DOS POLÍTICOS BRASILEIROS

05-06-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A popularidade dos políticos brasileiros não está em alta, de acordo com levantamento da Hello Research divulgado nesta semana. As manifestações realizadas em 2013 e neste ano, direcionadas à forma de fazer política no Brasil, já apontavam um resultado parecido com este: 67% dos brasileiros não têm nenhum político preferido na atualidade.

Dentre os políticos citados na pesquisa, Dilma Rousseff foi a mais lembrada (7%), e seu antecessor na presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, ficou em segundo lugar (6%). Os candidatos derrotados à presidência nas últimas eleições, Marina Silva e Aécio Neves, ficaram em terceiro e quarto lugar, com 5% e 2%, respectivamente.

Os números obtidos pelos partidos não são diferentes: ao todo, 64% dos entrevistados afirmaram não ter simpatia por nenhum. Dentre os que apoiam partidos, o maior percentual ficou com o PT, 14%. A segunda posição ficou com o PMDB – 4% – seguido pelo PSDB – 3%.

De acordo com a pesquisa, os brasileiros apresentam dificuldade para definir posições políticas. Quatro entre cada dez brasileiros não possuem posições ideológicas, e esse percentual aumenta especialmente na faixa etária entre 45 e 59 anos, nas classes D e E no Sudeste. Além disso, outros 30% se consideram como centro – resposta mais comum nas regiões Norte e Centro-Oeste e Sul.

Os que se definem como direita e esquerda ficaram empatados com 9% cada. Os centro-direita correspondem à 4%, e os da centro-esquerda são 3%. Os extremistas de ambas as ideologias são 2% cada.

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog