Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A PARALISAÇÃO DO IBGE CONTINUA

28-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A greve do IBGE, sobre a qual você já leu aqui no Blog da Innovare, interrompeu pelo segundo mês consecutivo, a divulgação do resultado completo da pesquisa mensal de emprego.

O protesto dos servidores, que já dura dois meses, comprometeu a média de desemprego de junho, calculada a partir de resultados das seis regiões metropolitanas do país, porque faltaram dados de Salvador e Porto Alegre. São as mesmas áreas que não tiveram informações apresentadas em maio.

Não houve, segundo o IBGE, tempo hábil para fazer a crítica e a análise dos dados, que foram coletados em campo. O instituto projeta divulgar em breve, em data ainda não divulgada, os dados das duas regiões e a média das seis áreas de maio e junho.

Em São Paulo, maior mercado de trabalho do país, a taxa de desemprego de junho ficou em 5,1%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23), repetindo a taxa de maio e abaixo dos 6,6% de junho de 2013. Na região, a renda caiu 1,6% de maio para junho. Na comparação com junho de 2013, houve ligeira alta, de 0,6%.

Recife e Belo Horizonte registraram taxas de desemprego de 6,2% e 3,9%, respectivamente. A primeira caiu na comparação tanto com maio (7,2%) quanto com relação a junho de 2013 (6,5%). Belo Horizonte, por sua vez, viu ligeiro aumento sobre os 3,8% registrados em maio e uma melhora na comparação com os 4,1% de junho do ano passado.

Já no Rio de Janeiro, a taxa de desemprego foi de 3,2% em junho, abaixo o mês anterior (3,4%) e com uma expressiva queda sobre os 5,2% de junho passado.

Em São Paulo, Rio e Belo Horizonte, as taxas de junho são as mais baixas para tal mês do ano desde o início da pesquisa, em 2002. Em Recife, a mais baixa havia sido em 2011.

Em abril, o último dado médio disponível, a taxa média das seis regiões havia sido de 4,9%, o menor patamar para o mês desde o início da série histórica.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog