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OS PROFESSORES NO BRASIL

30-06-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS) foi divulgada na semana passada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O levantamento examinou 34 países no ano passado, e traçou o perfil do magistério brasileiro, dominado por mulheres (71,1%), com idade média de 39,2 anos e 13,6 anos de experiência lecionando. De acordo com o estudo, o professor brasileiro larga em desvantagem na comparação com educadores de outros países se o assunto for relação de trabalho. Apenas 40,3% do magistério tem contrato de tempo integral com as escolas, enquanto a média mundial chega a 82,4% — mais do que o dobro. O baixo número de contratos de tempo integral preocupa especialistas, por forçar o professor a buscar outras fontes de renda e interferir no regime de dedicação exclusiva.

O professor brasileiro também é sobrecarregado pela quantidade de alunos em sala de aula. 30,8 estudantes em classe  são a média brasileira — acima da média mundial de 24,1 aferida pela pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Pesquisadora da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, Regina Sílvia Pacheco alerta que o número inadequado de alunos pode atrapalhar o ensino principalmente nas séries iniciais. Já seria preocupante nos anos intermediários, mas torna-se grave no começo do aprendizado. Ela destaca que uma das soluções, para o país, seria a implantação massiva de escolas de tempo integral. Se os estudantes ficarem mais tempo nos colégios, os professores também seriam beneficiados com melhores contratos.

A gerente de projetos do movimento Todos Pela Educação (TPE), Andrea Bergamaschi, diz que o acúmulo de alunos em sala decorre da falta de professores com formação específica. Menos de 20% lecionam Física sem ter formação superior na matéria, por exemplo. Com pequenas variações, a distorção também ocorre em Matemática, Química, História e Geografia.

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