Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

OS DESLOCAMENTOS DOS BRASILEIROS

13-04-2015
Postado por admin em Innovare

O IBGE divulgou no último dia 25 de março o estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas. Ele mostra como os brasileiros se deslocavam de uma cidade para outra em 2010.

Mais da metade da população brasileira (55,9%) morava em municípios que formavam os arranjos populacionais, que correspondem aos agrupamentos de uma ou mais cidades. Ao todo, o estudo foi realizado em 938 municípios, que formaram 294 arranjos.

Mais de sete milhões de brasileiros se deslocavam entre essas cidades para trabalhar ou estudar. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Brasília, Fortaleza e Salvador são as cidades com as maiores concentrações urbanas e, por causa disso, com os maiores deslocamentos dos moradores.

Segundo a pesquisa, a região Sudeste tem o maior número de passageiros (72%) que se deslocam de uma cidade para outra para ir para o trabalho ou para a escola.

No estado de São Paulo, 1.752.655 moradores se deslocam entre as cidades. Os deslocamentos mais frequentes são: Guarulhos – capital e Osasco – capital. Em seguida vem o estado do Rio de Janeiro, com 1.073.831 moradores. Os deslocamentos que acontecem mais frequentemente são: Niterói – São Gonçalo e Duque de Caxias – capital. Desde que a pesquisa foi realizada, não existem resultados sobre possíveis alterações no número dos deslocamentos no país.

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog