O IBGE divulgou no último dia 25 de março o estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas. Ele mostra como os brasileiros se deslocavam de uma cidade para outra em 2010.
Mais da metade da população brasileira (55,9%) morava em municípios que formavam os arranjos populacionais, que correspondem aos agrupamentos de uma ou mais cidades. Ao todo, o estudo foi realizado em 938 municípios, que formaram 294 arranjos.
Mais de sete milhões de brasileiros se deslocavam entre essas cidades para trabalhar ou estudar. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Brasília, Fortaleza e Salvador são as cidades com as maiores concentrações urbanas e, por causa disso, com os maiores deslocamentos dos moradores.
Segundo a pesquisa, a região Sudeste tem o maior número de passageiros (72%) que se deslocam de uma cidade para outra para ir para o trabalho ou para a escola.
No estado de São Paulo, 1.752.655 moradores se deslocam entre as cidades. Os deslocamentos mais frequentes são: Guarulhos – capital e Osasco – capital. Em seguida vem o estado do Rio de Janeiro, com 1.073.831 moradores. Os deslocamentos que acontecem mais frequentemente são: Niterói – São Gonçalo e Duque de Caxias – capital. Desde que a pesquisa foi realizada, não existem resultados sobre possíveis alterações no número dos deslocamentos no país.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog