Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

OS BRICS E O COMÉRCIO MUNDIAL

27-06-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Você com certeza já ouviu falar dos BRICS. Esse termo foi criado em 2001 para falar de alguns países com aspectos econômicos em comum ou convergentes: Brasil, Índia, China, Rússia e, posteriormente, África do Sul fazem parte desse bloco. Todos esses países eram considerados subdesenvolvidos, porém vêm apresentando um crescimento que tem chamado a atenção dos denominados países desenvolvidos.

Os fatores mais notáveis em comum entre os BRICS são: economia em crescimento, cenário político estável, mão de obra qualificada (para isso, destaca-se o investimento em educação, inclusive a técnica) e PIB em crescimento. É importante observar que, atualmente, alguns desses países não vêm apresentando índices tão positivos, mas o bloco como um todo segue com bons indicativos.

Entre 2006 e 2015, o comércio entre os países do BRICS cresceu 163%. Isso representa, em cifras, um salto de US$ 93 para 244 bilhões. Só a fatia brasileira já é bastante representativa: nesse período, as exportações para países do bloco aumentaram 202%, e as importações tiveram alta de 249%. Ano passado, o Brasil teve um saldo positivo nessas transações comerciais: US$ 5,1 bilhões.

Dentro do cenário mundial, os BRICS têm grande representação: em 2015, seu PIB representou 23,1% do produto interno bruto mundial; desde então, começaram a responder por 19,1% das exportações no mundo. Essa representação não é grande só economicamente: juntos, têm 3,073 bilhões de habitantes ̶ o que corresponde a 53,4% da população mundial (dados do Itamaraty).

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog