Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O TURISMO NA COPA DO MUNDO

21-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostrou que a Copa do Mundo foi uma experiência inédita para a maior parte dos torcedores brasileiros. O estudo foi realizado com 6.038 brasileiros nas proximidades dos estádios, aeroportos e atrativos turísticos, além de rodoviárias e FanFests. O maior grupo foi de paulistas, com 858.825 viajantes.

De acordo com o levantamento, nove em cada dez brasileiros que tiveram a oportunidade de assistir aos jogos do Mundial nos estádios o fizeram pela primeira vez.

A paixão do torcedor brasileiro por futebol não é novidade – e apesar de os turistas brasileiros entrevistados não terem experiência em Mundiais, 43,5% já viajaram para acompanhar o seu time ou estão habituados a visitar estádios, revela o estudo. No total, 3.056.397 pessoas se movimentaram pelo país durante o evento.

Além disso, 34,7% deles costumam assistir aos jogos de seus clubes esportivos pela televisão. A estimativa do Ministério do Turismo é que mais de 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo tenham acompanhado o campeonato pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que receba sinais de televisão.

A maior parte dos torcedores da Copa (74,7%) organizou a viagem por conta própria e viajou acompanhado, seja por amigos (24,4%) ou familiares (44%). Eles também compraram os ingressos (80,4%) por meio do site da Fifa.

O turista brasileiro médio da Copa era homem (76,2%) e jovem: os dois grupos mais representativos têm entre 25 a 34 anos (40,3%) e 35 a 44 anos (26,2%). O grau de instrução também é elevado: a maioria tem ensino superior completo (55,3%) ou especialização (17,1%). A renda familiar também é alta. Os dois maiores grupos ganham entre R$ 3.621 e R$ 7.240 (28,6%) e R$ 7.241 a R$ 10.000 (16,8%).

A torcida brasileira foi maioria nos estádios, segundo a Fifa. A maior parte dos ingressos vendidos (62%) foi a torcedores brasileiros e uma parcela menor (38%) a estrangeiros.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog