Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostrou que a Copa do Mundo foi uma experiência inédita para a maior parte dos torcedores brasileiros. O estudo foi realizado com 6.038 brasileiros nas proximidades dos estádios, aeroportos e atrativos turísticos, além de rodoviárias e FanFests. O maior grupo foi de paulistas, com 858.825 viajantes.
De acordo com o levantamento, nove em cada dez brasileiros que tiveram a oportunidade de assistir aos jogos do Mundial nos estádios o fizeram pela primeira vez.
A paixão do torcedor brasileiro por futebol não é novidade – e apesar de os turistas brasileiros entrevistados não terem experiência em Mundiais, 43,5% já viajaram para acompanhar o seu time ou estão habituados a visitar estádios, revela o estudo. No total, 3.056.397 pessoas se movimentaram pelo país durante o evento.
Além disso, 34,7% deles costumam assistir aos jogos de seus clubes esportivos pela televisão. A estimativa do Ministério do Turismo é que mais de 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo tenham acompanhado o campeonato pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que receba sinais de televisão.
A maior parte dos torcedores da Copa (74,7%) organizou a viagem por conta própria e viajou acompanhado, seja por amigos (24,4%) ou familiares (44%). Eles também compraram os ingressos (80,4%) por meio do site da Fifa.
O turista brasileiro médio da Copa era homem (76,2%) e jovem: os dois grupos mais representativos têm entre 25 a 34 anos (40,3%) e 35 a 44 anos (26,2%). O grau de instrução também é elevado: a maioria tem ensino superior completo (55,3%) ou especialização (17,1%). A renda familiar também é alta. Os dois maiores grupos ganham entre R$ 3.621 e R$ 7.240 (28,6%) e R$ 7.241 a R$ 10.000 (16,8%).
A torcida brasileira foi maioria nos estádios, segundo a Fifa. A maior parte dos ingressos vendidos (62%) foi a torcedores brasileiros e uma parcela menor (38%) a estrangeiros.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog