O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou nesta quarta-feira (2) uma pesquisa que mostra o estado da indústria digital de jogos no Brasil. Ele aponta suas características, particularidades, necessidades e indica políticas públicas para que o setor possa receber benefícios.
Uma das principais conclusões da extensa pesquisa é que o Brasil, embora seja o 4º mercado consumidor do mundo em jogos de videogame, está muito atrás de seus concorrentes.
São considerados rivais grandes países produtores e exportadores e que possuem políticas públicas, mesmo que mínimas, de games como Estados Unidos, Canadá, França, Coreia do Sul e China. A pesquisa aponta que concorrer com esses países de igual para igual, lançando jogos para consoles como Xbox 360 ou PlayStation 3 e para PC, não seria o investimento correto, pois a distância que o Brasil tem dos líderes do setor é muito difícil de ser alcançada. De acordo com os dados, o mercado brasileiro não é tão maduro e estabelecido quanto o de outros países e se inserir nele não seria algo simples e barato.
No lugar disso, para ser competitivo em uma indústria globalizada como é a dos videogames, o Brasil poderia priorizar investimentos em frentes como os serious games, jogos voltados para a educação e para o treinamento de profissionais; mobile games (jogos para celulares e tablets) e oportunidades associadas à introdução de novas tecnologias.
O estudo identificou 133 empresas que desenvolvem games no Brasil e apontou que a indústria de jogos digitais local é bastante heterogênea e não se difere de startups e de empresas que criam aplicativos.
Os coordenadores acreditam que a capacidade de crescimento da indústria de games em âmbito internacional é “muito superior à outras indústrias” e que “é um mercado de futuro”. Antes de alcançar a competitividade, contudo, o mais importante, segundo o estudo, é criar capacitações para posicionar o mercado brasileiro nos próximos anos.
Comentários:
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog