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O POTENCIAL DO MERCADO DE GAMES

03-04-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou nesta quarta-feira (2) uma pesquisa que mostra o estado da indústria digital de jogos no Brasil. Ele aponta suas características, particularidades, necessidades e indica políticas públicas para que o setor possa receber benefícios.

Uma das principais conclusões da extensa pesquisa é que o Brasil, embora seja o 4º mercado consumidor do mundo em jogos de videogame, está muito atrás de seus concorrentes.

São considerados rivais grandes países produtores e exportadores e que possuem políticas públicas, mesmo que mínimas, de games como Estados Unidos, Canadá, França, Coreia do Sul e China. A pesquisa aponta que concorrer com esses países de igual para igual, lançando jogos para consoles como Xbox 360 ou PlayStation 3 e para PC, não seria o investimento correto, pois a distância que o Brasil tem dos líderes do setor é muito difícil de ser alcançada. De acordo com os dados, o mercado brasileiro não é tão maduro e estabelecido quanto o de outros países e se inserir nele não seria algo simples e barato.

No lugar disso, para ser competitivo em uma indústria globalizada como é a dos videogames, o Brasil poderia priorizar investimentos em frentes como os serious games, jogos voltados para a educação e para o treinamento de profissionais; mobile games (jogos para celulares e tablets) e oportunidades associadas à introdução de novas tecnologias.

O estudo identificou 133 empresas que desenvolvem games no Brasil e apontou que a indústria de jogos digitais local é bastante heterogênea e não se difere de startups e de empresas que criam aplicativos.

Os coordenadores acreditam que a capacidade de crescimento da indústria de games em âmbito internacional é “muito superior à outras indústrias” e que “é um mercado de futuro”. Antes de alcançar a competitividade, contudo, o mais importante, segundo o estudo, é criar capacitações para posicionar o mercado brasileiro nos próximos anos.

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