Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O IMPACTO DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NO PREÇO DO FEIJÃO

26-07-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O prato tradicional dos brasileiros é o famoso arroz com feijão. Contudo, devido às recentes e crescentes baixas nas colheitas do feijão, o grão está cada vez mais escasso no Brasil  ̶  e, por consequência, mais caro. Essa baixa se deve principalmente às mudanças climáticas.

Em junho, dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) constataram que o preço do feijão preto já subiu 21,36% só em 2016. Para se ter ideia de como essa porcentagem é alta, em 2015 o aumento foi de apenas 3,97%. O preço do feijão carioca subiu ainda mais no mesmo período de 2016: 54,09%. Além do feijão, alimentos como o leite, a manteiga e o arroz  ̶  presentes na dieta da maior parte dos brasileiros  ̶  subiram entre 3% e 15% neste ano.

Ao compararmos os números das últimas safras, podemos ter ideia de como elas decresceram de 2014 até hoje: as projeções para a safra 2015/2016 devem chegar a 189,3 milhões de toneladas, enquanto a safra anterior foi de 207,7 milhões de toneladas (dados do IBGE). O preço, é claro, influencia nos hábitos dos brasileiros, mas o Ministério da Agricultura prevê que até agosto o país consiga abaixar um pouco o preço do feijão. Medidas como a importação do grão de outros países estão tentando compensar essa alta.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog