O prato tradicional dos brasileiros é o famoso arroz com feijão. Contudo, devido às recentes e crescentes baixas nas colheitas do feijão, o grão está cada vez mais escasso no Brasil ̶ e, por consequência, mais caro. Essa baixa se deve principalmente às mudanças climáticas.
Em junho, dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) constataram que o preço do feijão preto já subiu 21,36% só em 2016. Para se ter ideia de como essa porcentagem é alta, em 2015 o aumento foi de apenas 3,97%. O preço do feijão carioca subiu ainda mais no mesmo período de 2016: 54,09%. Além do feijão, alimentos como o leite, a manteiga e o arroz ̶ presentes na dieta da maior parte dos brasileiros ̶ subiram entre 3% e 15% neste ano.
Ao compararmos os números das últimas safras, podemos ter ideia de como elas decresceram de 2014 até hoje: as projeções para a safra 2015/2016 devem chegar a 189,3 milhões de toneladas, enquanto a safra anterior foi de 207,7 milhões de toneladas (dados do IBGE). O preço, é claro, influencia nos hábitos dos brasileiros, mas o Ministério da Agricultura prevê que até agosto o país consiga abaixar um pouco o preço do feijão. Medidas como a importação do grão de outros países estão tentando compensar essa alta.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog