Desde 1950, a sociedade ocidental experimentou mudanças na forma de se alimentar: com a popularização dos automóveis, as famílias começaram a comer mais fora de casa. O ritmo de vida e o trabalho começaram a ficar mais corridos, e a combinação de uma refeição rápida e barata passou a ser necessária.
Nos Estados Unidos, surgiu a primeira rede de fast-food: o McDonald’s, que nos anos 70 também se espalhou pela Europa. No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), 74% dos consumidores preferem fazer suas refeições em redes de fast-food a fazê-las em restaurantes tradicionais.
Eles alegam que, na maior parte das vezes (74%), optam pela conveniência e rapidez. Dos que escolhem os fast-foods, 56% apontam que o fator que mais lhes chama atenção é o sabor da comida, e apenas 3% apontam preço como fator decisivo na hora de escolher o lugar de comer.
Já nos Estados Unidos, o consumo de crianças e jovens nesses tipos de redes vem diminuindo. De acordo com pesquisadores da Universidade de Washington, a porcentagem de pessoas entre 4 e 19 anos que consomem nesses lugares caiu de 38,8% para 32,6%. O mesmo estudo revelou que o consumo de calorias nos fast-foods também caiu consideravelmente. Isso pode ser explicado pela crescente preocupação com a saúde e a relação dela com os alimentos ingeridos.
Para entender melhor como as pessoas estão se alimentando, acesse nosso texto aqui.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog