Um levantamento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mostrou que, de 25 órgãos do Executivo Federal pesquisados pela Enap, em 12 a presença de mulheres servidoras recuou na última década. Mesmo na Presidência da República, que é comandada por uma mulher, a presença feminina caiu de 42%, em 2004, para 40%, neste ano.
As representantes do sexo feminino no Executivo são hoje 46% do total, ante 54% de homens. Quando o assunto trata dos cargos de chefia e de livre provimento, a desigualdade é marcante: elas são 33% dos chefes e ocupam apenas 19% das vagas de Direção e Assessoramento (DAS) de nível 6, o mais bem remunerado desses postos.
Nos órgãos do governo, o que se observa na prática é que, quanto mais alto o cargo, menor é o numero de mulheres — quanto maior o DAS, mais baixa é a participação feminina. Elas são 45% dos DAS-1, mas 28% do DAS-5. Mesmo nas vagas preenchidas por concursos públicos, a disparidade é grande: entre as seis carreiras mais importantes do ciclo de gestão governamental, que incluem remunerações vultosas, elas não atingem mais do que 40% de participação. O posto de diplomata é o que possui maior representatividade feminina: 38,4%.
Entre os 25 órgãos avaliados, elas são maioria em somente cinco: Turismo, Saúde, Previdência Social, Governo dos Ex-territórios e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No recorte estadual, os dados são mais desiguais. Apenas em dois estados, Amapá e Roraima, as mulheres são maioria entre os funcionários do Executivo federal. No Rio de Janeiro, unidade federativa com mais servidores no país, o número é equilibrado. No Distrito Federal, 46% dos servidores federais são do sexo feminino.
Quando consideradas as cinco regiões do país, em nenhuma delas as servidoras são mais numerosas do que os colegas do sexo masculino. A maior diferença foi vista no Nordeste, onde 56% dos trabalhadores concursados do Executivo são homens.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog