Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

MULHERES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

18-11-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Um levantamento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mostrou que, de 25 órgãos do Executivo Federal pesquisados pela Enap, em 12 a presença de mulheres servidoras recuou na última década. Mesmo na Presidência da República, que é comandada por uma mulher, a presença feminina caiu de 42%, em 2004, para 40%, neste ano.

As representantes do sexo feminino no Executivo são hoje 46% do total, ante 54% de homens. Quando o assunto trata dos cargos de chefia e de livre provimento, a desigualdade é marcante: elas são 33% dos chefes e ocupam apenas 19% das vagas de Direção e Assessoramento (DAS) de nível 6, o mais bem remunerado desses postos.

Nos órgãos do governo, o que se observa na prática é que, quanto mais alto o cargo, menor é o numero de mulheres — quanto maior o DAS, mais baixa é a participação feminina. Elas são 45% dos DAS-1, mas 28% do DAS-5. Mesmo nas vagas preenchidas por concursos públicos, a disparidade é grande: entre as seis carreiras mais importantes do ciclo de gestão governamental, que incluem remunerações vultosas, elas não atingem mais do que 40% de participação. O posto de diplomata é o que possui maior representatividade feminina: 38,4%.

Entre os 25 órgãos avaliados, elas são maioria em somente cinco: Turismo, Saúde, Previdência Social, Governo dos Ex-territórios e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No recorte estadual, os dados são mais desiguais. Apenas em dois estados, Amapá e Roraima, as mulheres são maioria entre os funcionários do Executivo federal. No Rio de Janeiro, unidade federativa com mais servidores no país, o número é equilibrado. No Distrito Federal, 46% dos servidores federais são do sexo feminino.

Quando consideradas as cinco regiões do país, em nenhuma delas as servidoras são mais numerosas do que os colegas do sexo masculino. A maior diferença foi vista no Nordeste, onde 56% dos trabalhadores concursados do Executivo são homens.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog