Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

23-01-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A consultoria Boucinhas acaba de realizar uma pesquisa sobre Mercado de Trabalho e o resultado indica que 80% dos entrevistados querem mudar de emprego este ano e 73% deles já estão procurando um novo emprego. A falta de plano de carreira e o desejo de melhores salários são os principais motivos indicados como fatores que influenciam o desejo de mudar de emprego, apontados por 48% e 36,6% da amostra. A pesquisa também demonstra que, dos 47% dos entrevistados que estão trabalhando, 69% dos participantes mudaram ou saíram de seus empregos nos últimos dois anos.

De acordo com analistas, essa dinâmica e mentalidade dizem respeito a características da geração Y, pois justamente esperam maior flexibilidade no quesito desenvolvimento profissional. Essa transformação torna explicável a quantidade de profissionais que mudaram de emprego, bem como apresentam o desejo de mudar. Isso pode fazer com que as empresas precisem adaptar suas políticas de benefícios e planos de carreira, como forma de tornar seus planos de retenção mais assertivos no futuro.

Sobre a principal dificuldade enfrentada pelos participantes na hora de conquistar uma nova posição o principal item indicado é a experiência, apontada por cerca 29%. Este percentual reduziu significativamente em relação à pesquisa anterior, apresentando uma diferença de 19,62% inferior. A formação acadêmica aparece como a segunda principal dificuldade, próxima percentualmente ao domínio de outro idioma, indicadas por 18,10% e 17,51%.

A pesquisa sobre o mercado de trabalho também abordou o tema “planejamento de carreira”. 56% dos profissionais entrevistados apontaram que possuem planejamento claro para suas carreiras. Outros 38% apontaram possuir algum planejamento, porém, pouco claro.

Perguntou-se sobre a percepção dos entrevistados em relação à economia brasileira e se esta se encontra aquecida. Como resultado, 69% acreditam que o momento é positivo economicamente. Houve um crescimento nessa percepção em relação à pesquisa anterior, totalizando um crescimento de 13 pontos percentuais.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog